Carro elétrico mais próximo do consumidor
Por: EVALDO COSTA
Pode não parecer, mas a cada dia o carro elétrico está mais próximo do consumidor. Está chegando a hora de cuidarmos da infra-estrutura para recebê-lo? Naturalmente, teremos que nos preparar em várias frentes. Temos que cuidar das políticas de desenvolvimento de produtos, tecnologias de motorização, abastecimento, suprimento, regulamentação, rede de distribuição etc. É qual é o melhor momento para começarmos a nos estruturar?
O melhor momento é agora. Naturalmente, antes da chegada dele, precisamos contar com um mínimo de infra-estrutura. Quem estiver construindo imóveis, por exemplo, deve se preocupar com tomadas nas garagens. Estacionamentos, públicos e privados, devem possuir tomadas nos boxes, shoppings centers devem adequar seus estacionamentos para que os clientes carreguem as baterias do veículo enquanto fazem compras. Empresas devem ajustar suas instalações para que os seus funcionários recarreguem os carros enquanto trabalham etc.
Engana-se quem pensa que tudo isso pode demorar décadas. Nunca houve tanto investimentos para o desenvolvimento do veículo elétrico quanto atualmente. E ele aumenta a cada dia. O resultado é a rápida evolução tecnológica. Para se ter uma ideia, na Maratona de Eficiência Energética de 2009, onde competiram alunos de diversas faculdades do Brasil, o carro elétrico com maior autonomia atingiu 39,6km percorridos. Na última semana, um grupo do Japão denominado Japan EV Club, converteu um Daihatsu Mira, originalmente movido à gasolina, para eletricidade e quebrou o seu próprio recorde mundial, que foi de 550km indo de Tóquio a Osaka, ao completar a viagem de mil km sem recarga.
A americana Tesla Motors está trabalhando duro para aumentar a produção de seus carros. A rede de distribuição deles cobre vários estados americanos e já alcança o Canadá e alguns países da Europa. Na última semana, um alto executivo me revelou não ter planos, a curto prazo, para o mercado brasileiro. Mas, isso dependerá de muitos fatores, entre eles a disposição do governo brasileiro em investir para viabilizá-lo.
Países como Estados Unidos, Japão, Israel, França, Alemanha, Canadá, Inglaterra, China, Austrália entre outros possuem projetos para subsidiar e desenvolver a produção em massa do veículo elétrico. O Brasil também começa a se mexer. Por aqui, as montadoras que mais investem em veículos elétricos são Fiat, que desenvolve o Palio Elétrico em parceria com a Itaipu Binacional — e a Mitsubishi, cujo modelo i-MiEV já roda em São Paulo para testes.
O governo brasileiro precisa dar os primeiros passos visando a adequação nos tributos, homologação do veículo elétrico e estímulo à produção e ao consumidor. Pequenas demonstrações, neste sentido, surgem diariamente em várias partes do planeta. A China, por exemplo, na semana passada, deu um passo para colocar carros 100% elétricos nas ruas. A montadora BYD deu um passo à frente dos concorrentes, colocando uma pequena frota de táxis (seis veículos) elétricos rodando na cidade de Shenzhen (ver http://www.vancouversun.com).
Pode parecer uma iniciativa pequena, mas são com esses pequenos experimentos que o carro elétrico ganhará as ruas do planeta, mais cedo do que se espera.
Evaldo Costa
Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Escritor, consultor, conferencista e professor.
Autor dos livros: "Alavancando resultados através da gestão da qualidade", "Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia" e co-autor do livro "Gigantes das Vendas"
Site: www.evaldocosta.com
Blog: http://evaldocosta.blogspot.com
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com
Perfil do Autor
Evaldo Costa é escritor, consultor, conferencista e professor. Autor dos livros: "Alavancando resultados através da gestão da qualidade", "Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia" e co-autor do livro "Gigantes das Vendas".
(Artigonal SC #2716314)
Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/industria-automotiva-artigos/carro-eletrico-mais-proximo-do-consumidor-2716314.html
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