Uma grande preocupação mundial é a produção e comercialização de carros que utilizem cada vez menos combustíveis fósseis e emitam menos gases poluentes. É a tal da sustentabilidade. E, como todos sabemos, grande parte da poluição no mundo é causada principalmente pelos carros. Apesar de alterações nos motores e filtros que reduzem a emissão de gases, ainda não foram eliminados totalmente. Pensando em formas de reduzir ou até mesmo eliminar esse problema, algumas montadoras já estão investindo em carros elétricos, que são alimentados por baterias e não emitem gases poluentes.
Um grande problema desses carros, infelizmente, é a autonomia. Aos poucos, a tecnologia vai evoluindo e esse problema pode ser resolvido em pouco tempo. Quem está investindo agora nesse tipo de veículo é a Nissan. A montadora desenvolveu o seu Leaf, utilitário elétrico que possui autonomia de 160 km com apenas uma carga de bateria e já está sendo vendido na Europa por cerca de 25 mil dólares.
Já para o mercado brasileiro, a diferença de preço é um tanto quanto maior. A Nissan importou 10 unidades do Leaf, que será vendido por aqui ainda em 2011 ou até 2012 custando entre 80 e 120 mil reais. Infelizmente, na cabeça de algumas montadoras, ser sustentável não é uma qualidade acessível para toda a população brasileira. Para alguns, o valor é abatido pelo que se economizará com combustível. Mas, né? Convenhamos que grande parte da população ainda depende de financiamentos, e um valor assim chega a ser absurdo de financiar. Mas, divagamos.
Segundo a Nissan, o carro pode ser recarregado na própria garagem, precisando apenas de uma tomada ou então utilizar alguns dos terminais que a montadora irá construir e distribuir no país para realizar a recarga rápida. As baterias utilizadas no Nissan Leaf são de íon-lítio com 48 módulos compactos e tem a potência de 107 cavalos, atingindo velocidade máxima de 150 km/h.
Apesar dos pesares, o carro tem um visual sensacional. Bem futurista mesmo. O painel é extremamente bonito e funcional, e a alavanca de marcha lembra muito um joystick de video-game. Também, não podeeria ser diferente, já que os carros elétricos normalmente tem uma aparência mais futurista que os demais.
Abaixo você confere algumas imagens do novo Nissan Leaf:
Nenhum comentário:
Postar um comentário